top of page
Buscar

Tratamento para Tendinite no Ombro

  • Marcelle Pinheiro
  • 14 de jun. de 2017
  • 2 min de leitura

A tendinite no ombro é uma inflamação que ocorre nos tendões desta articulação, causando intensa dor. Seu tratamento inclui o uso de medicamentos, fisioterapia e, em alguns casos, cirurgia. A tendinite no ombro tem cura, mas a completa remissão dos sintomas pode demorar meses para ser alcançada.

A forma mais comum de tendinite no ombro, envolve o tendão do músculo supra espinhoso. Geralmente, esse tendão é lesionado por excesso de uso dos braços no trabalho ou no esporte que exija levantar o braço de forma repetida, como na natação e no tênis. Os carpinteiros e pintores são os profissionais que mais comumente sofrem com este tipo de tendinite.

Na tendinite do bíceps a região dolorida é somente a parte da frente do ombro e há dor ao fazer movimentos acima da linha da cabeça e também quando a pessoa levanta o braço esticado para frente. Já quando há tendinite do manguito rotador,que é composto pelos tendões do bíceps, subescapular e supra espinhoso, há dor na região anterior e lateral do ombro, que piora quando a pessoa tenta fazer movimentos acima da linha da cabeça e pode ser difícil levantar o braço, para passar desodorante, por exemplo.

Fisioterapia para tendinite no ombro

O tratamento deve ser orientado pelo fisioterapeuta e pode ser feito com compressas de gelo, 3 ou 4 vezes ao dia, e com anti-inflamatórios, como Ibuprofeno, que são utilizados para diminuir a dor e a inflamação. Passar uma pomada anti-inflamatória no ombro também pode ajudar além das sessões de fisioterapia que também são importantes, para manter o movimento e a força do membro afetado.

A fisioterapia deve ser realizada diariamente e cada sessão deve ser individualizada, levando em consideração o nível de dor e a capacidade de recuperação de cada pessoa. No entanto, pode ser útil usar aparelhos que facilitam a recuperação do tendão como tens, ultrassom, laser, mas é muito importante usar técnicas de fisioterapia para aumentar a amplitude dos movimentos, sem dor, além de exercícios para fortalecer os músculos enfraquecidos.

Os exercícios físicos devem ser moderados, até a recuperação total do tendão lesionado. A prática de alongamentos e de fortalecimento muscular, antes do retorno das atividades, ajudam a prevenir novas lesões.

O tempo de recuperação varia muito de um indivíduo para o outro, mas, no mínimo, deverá ser necessário cerca de 3 a 4 meses de tratamento fisioterapêutico.

O que causa tendinite no ombro

As causas mais comuns de tendinite do ombro são o esforço intenso ou mau jeito; esforço repetitivo com o braço ou até mesmo permanecer por longos períodos numa má postura.

Esta inflamação apresenta como principais sintomas a dor localizada intensa, dificuldade para levantar o braço, sensação de que a dor se espalhou por todo o braço e o formigamento também pode estar presente, embora seja raro.

Quanto mais rápida a tendinite for diagnosticada e tratada, mais cedo serão recuperadas a força e a flexibilidade dos tendões lesionados. O tratamento é muito importante para evitar o rompimento do tendão, que causa dor e inchaço perto do cotovelo. Quando há rompimento em pessoas com menos de 50 anos de idade, pode ser preciso realizar uma cirurgia para reparar o tendão, no entanto, a cirurgia nem sempre é indicada para pessoas mais velhas.

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2023 por SPA da Saúde.  Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Google+ Icon
  • Grey Twitter Icon
bottom of page