Cisto de Baker
- Patrícia Gomez
- 19 de abr. de 2017
- 2 min de leitura
O Cisto de Baker, também chamado de cisto poplíteo, é geralmente o resultado de uma patologia intrarticular ao joelho, como artrite, artrose, lesão na cartilagem, lesoes meniscais ou ligamentares. Essas doenças podem levar o joelho a uma maior produção de líquido sinovial (sinovite), essa sinovite leva a formação do cisto de Baker.
O cisto é repleto de líquido articular, o que provoca uma saliência e uma sensação de desconforto atrás do joelho. A dor pode piorar durante a flexo-extensão do joelho ou em momentos de maior atividade física no trabalho, andar distâncias maiores ou subir escadas.

Quais os sintomas do cisto de Baker?
O cisto de Baker pode causar inchaço na região posterior do joelho e provocar desconforto ou dor nessa região. Algumas vezes a dor tem origem no cisto porém a dor pode estar relacionada ao problema primário que levou ao surgimento do Cisto de Baker.
Em alguns casos, o cisto de Baker não causa dor, e o paciente pode nem notar. Mesmo não tendo sintomas objetivos você pode observar: •Inchaço atrás do joelho, e às vezes na perna •A dor do joelho •Rigidez •Na palpação da região posterior do joelho sentir uma estrutura semelhante a um balão cheio de água
Como é a lubrificação do joelho? A cartilagem e os tendões do joelho contam com um fluido lubrificante
chamado líquido sinovial. Esse líquido ajuda no movimento da perna e reduz o atrito entre a tíbia, o fêmur e a rotula.
Como surge o cisto de Baker? O líquido sinovial circula, entra e sai, das bolsas de tecido (bursas) em todo o seu joelho. Existe um sistema de válvula entre o joelho e a bursa na parte posterior do joelho (Bursa poplítea). Este válvula regula a quantidade de líquido sinovial entrando e saindo da bursa. Mas, às vezes, o joelho produz muito líquido sinovial (sinovite ), resultando em acúmulo de líquido na bursa e esse acúmulo é chamado de cisto de Baker.
Comments